16 de Novembro, 2023. Leonardo Marques
Aproveitando uma viagem particular ao Chile, fui no último sábado, 11 de novembro, ao Teatro Municipal de Santiago assistir à montagem de Il Viaggio a Reims, ópera em ato único de Gioachino Rossini sobre libreto de Luigi Balocchi, com base em Corinne, o, Italia, novela de Madame de Staël (como era conhecida Anne-Louise-Germaine Necker, baronesa de Staël-Holstein).
Um pouco de história
Na época de Rossini, as óperas eram compostas praticamente em escala industrial, e, via de regra e para ganhar a vida, os compositores eram obrigados a musicar qualquer libreto que lhes pusessem nas mãos. Nesse sentido, Rossini não deu muita sorte ao longo da sua carreira, já que foram poucos os libretos realmente bons que lhe foram confiados. Por outro lado, a sua genialidade enquanto compositor é inegável, e não é fácil lembrar de outro criador que tenha escrito tantas óperas-bufas com a qualidade das suas. As comédias de Rossini, geralmente, são deliciosas ao ouvido – desde, claro, que sejam cantadas por vozes qualificadas.